Precisamos de uma Escola de Liderados

Escola de liderados

A cada dia que passa vemos novos artigos, cursos e especializações, formais e informais, a respeito de liderança. São diferentes abordagens, técnicas e dicas de como se tornar um “líder melhor”.

Escrevemos aqui bastante sobre novos estilos de liderança e como eles facilitam o engajamento. Mas, e quanto aos liderados? Qual é o papel deles nessa mudança?

Muitas vezes confunde-se o papel de liderança com a autoridade, a formalidade de um cargo e uma posição hierárquica, carregada de benefícios, privilégios e poder. Essa visão reflete em parte do desenvolvimento sociopolítico-econômico brasileiro, e embora sem desmerecer essa visão, queremos enxergar além dela nesse artigo.

Se pararmos para analisar, todos somos liderados. E todos podemos ser líderes Enquanto os líderes buscam técnicas para motivar e orientar as suas equipes para alcançarem melhores resultados, os liderados precisam apoiá-los. É essencial assumir uma postura mais empática e participativa. Assim, o crescimento é feito em conjunto.

No artigo de hoje, entenda um pouco mais sobre o papel e a importância dos liderados, e apoiar aqueles que assumem, formal ou informalmente, um lugar de liderança. Esse entendimento pode ser a chave para gerar confiança, criar melhores relacionamentos e termos mais protagonismo dentro das organizações.

Por que saber ser liderado é importante?

Você já parou para pensar na estrutura da liderança da sua organização? Por mais simples que seja o cargo, essa pessoa é liderada pelo Supervisor, que possui um Chefe que, por sua vez, é liderado pelo Gerente.

Aí, vêm os Diretores. Depois disso só resta o chefe de todos os chefes: o dono do negócio, que não é liderado por mais ninguém, não é mesmo? Que nada! Ele é liderado pelos clientes, pelos concorrentes, pelo Governo e tantas outras leis e normas que precisam ser obedecidas.

Como podemos observar, algumas vezes somos líderes e outras, liderados. Por que achamos que ser liderado é algo negativo? Por que associamos a imagem de um cargo de liderança ao sucesso? E por que assumimos que não podemos ser líderes se não temos um cargo formal, uma posição na hierarquia da empresa?

Ao longo da nossa vida, assumimos os dois papéis de forma natural. Tanto nas empresas, quanto em qualquer outra esfera do convívio social. Inclusive, no círculo familiar, assumimos diferentes posições. A partir das nossas ações, somos líderes ou liderados em dados momentos.

Muita gente acredita que um bom liderado é aquele que obedece às ordens de cabeça baixa, “manda quem pode, obedece quem tem juízo”. Mas não é por aí, não.

Saber ser liderado é garantir que o elo da cadeia dos processos não vai se romper. É entender orientações, ser solidário, dedicado, humilde e agir com iniciativa, criatividade e paixão para alcançar os objetivos.

As pessoas que demonstram essas características assumem o papel de liderados de sucesso. Mas peraí, isso não parece que eles são líderes ao serem liderados? Sim, é por aí, sim. Vamos chamá-los de liderados protagonistas.

Como ser um liderado protagonista

Compartilhamos aqui algumas ideias para protagonizar as mudanças. E sabe qual é o primeiro passo? Sair do papel de vítima e se dedicar ao seu cargo, não importa qual ele seja!

Ser humilde

Essa característica é tão importante nos dias de hoje! O avanço da tecnologia trouxe diversos benefícios, sem dúvida. Mas, em contrapartida, parece que reclamar virou uma regra!

É natural querer dar a sua opinião e ponto de vista. Mas, para que as críticas sejam produtivas, precisa haver humildade.

Esteja sempre aberto ao feedback e receba-o com humildade. Isso gerará um grande impacto! Saiba que, de acordo com estudo, os profissionais humildes são os que alcançam melhores resultados no trabalho.

Ser paciente

Um bom liderado precisa ser paciente! O ritmo ditado pela sociedade e pelo mercado exige resultados em prazos bastante curtos.

Mas, não adianta querer apressar as coisas! Nada de ser impaciente, pois o amadurecimento não ocorre em um piscar de olhos.

Para ter uma jornada profissional consistente é preciso se dedicar, ter foco e saber que isso pode algum levar tempo.

Possuir espírito de excelência

Para ser um liderado de sucesso é preciso fazer tudo da melhor forma possível.

Mesmo que pareça que o seu trabalho não é valorizado, dedique-se ao máximo! Não se contente com resultados medianos. Supere as expectativas em tudo que você for fazer.

Com o tempo, seu esforço será reconhecido! Além disso, você irá saber que está dando o seu melhor.

Ser empático

Como já vimos aqui no blog, a empatia é uma das habilidades essenciais desde que somos crianças até nossa vida adulta.

Saber reconhecer o estado emocional e a situação do outro, compreendendo seus problemas e como ele se sente em relação a eles é essencial para que o liderado relacione-se bem com seus pares e com seu líder.

A empatia é fundamental para gerar ambientes organizacionais cooperativos, nos quais as pessoas conseguem cocriar soluções em conjunto.

Não fale mal do líder

Sabe aquela conversinha despretensiosa durante o café na qual você desabafa com os colegas e fala mal do seu líder? Ela deve ser eliminada de vez! Esse comportamento é chave para criação de relações de confiança, como já escrevemos antes aqui.

Um bom liderado constrói relacionamentos de qualidade. Se você não entendeu o que o seu gestor solicitou, pergunte e peça instruções mais claras. Se ele errou, sinta-se confortável para alertá-lo. Se ele acertou, reconheça.

Esse relacionamento deve ser franco para que todos reconheçam as boas práticas e os aspectos que precisam de melhorias.

As habilidades necessárias aos líderes ganharam muito foco. Mas é inegável a relevância de também reconhecer o papel dos liderados.

Lembre-se de que uma pessoa dedicada, competente, motivada e inspiradora é aquela que todos desejam seguir.

Portanto, não importa o lado no qual você está nesse momento. Dê o seu melhor e não se esqueça de que, se hoje você é liderado, amanhã pode tornar-se líder e se você é um líder hoje, poderá ser liderado amanhã.

E para você, quais são as características essenciais aos liderados? Você tem alguma dica? Compartilhe esse artigo com sua equipe (tanto seus liderados quanto seus líderes!) e deixe um comentário!

Bem-vindos ao nosso novo website! Ele está passando por testes e atualizações, e deverão ocorrer mudanças e ajustes nos conteúdos, formatação e links nos próximos dias.