Case Ecocert

Descubra como engajar equipes em tempos complexos

Em tempos complexos como os da atualidade, encontrar espaços acolhedores para conversar sobre as capacidades que uma empresa, setor ou até líderes precisam desenvolver é um desafio. E esta é uma dor para qualquer líder que precisa engajar equipes.

Enxergar a necessidade de abrir uma forma de comunicação com os colaboradores é um grande passo para aumentar o engajamento daqueles que ajudam a construir a empresa todos os dias.

Pensando em propor para a equipe o debate de temas importantes para a organização, a EcoCert, que atua com certificação de orgânicos, fundada na França e com escritório em Florianópolis, entrou em contato com a Manifesto 55 para auxiliar no encontro de apresentação de resultados da empresa.

Em resumo, o desafio do encontro era além de apresentar os resultados, também levantar pautas desafiadoras e muito relevantes para a empresa, como produtividade, recursos, tecnologia e crescimento pessoal.

O encontro foi dividido em dois momentos: durante a manhã foi realizado um workshop sobre engajamento mesclando conteúdo e prática, com o intuito de integrar a equipe e preparar o ambiente para a parte da tarde, onde foram debatidos pontos importantes para a organização através da metodologia Open Space.

Para Alexandre Schuch, Country Manager Brasil, da Ecocert, o encontro foi produtivo e segue dando resultados na empresa: “Não tínhamos feito algo parecido e o dia da atividade foi muito agradável. A condução dos trabalhos fez todo o sentido. Em um curto espaço de tempo, foi possível pensar sinteticamente vários aspectos de nossas problemáticas e de fato chegar a algum lugar. Nossas reuniões internas estão muito mais coordenadas, com menos barulho, mais metodologia com todos aguardando a vez de falar, o que tem de fato aumentado a produtividade dos encontros.”

O papel da facilitação, no caso da Manifesto 55, foi o de mediar, guiar as dinâmicas de grupo, mas principalmente, criar um ambiente seguro, acolhedor e empático para que as atividades e discussões pudessem ser praticadas. Foram aproximadamente seis horas de experiência.

E você? Acredita que pode alcançar os resultados esperados com uma equipe engajada? Como entende que poderia usar ferramentas de facilitação no cotidiano?

Saiba mais sobre nossa formação avançada em desenho e facilitação de processos colaborativos e entre em contato!   

Bem-vindos ao nosso novo website! Ele está passando por testes e atualizações, e deverão ocorrer mudanças e ajustes nos conteúdos, formatação e links nos próximos dias.